segunda-feira, 2 de abril de 2018

Lenda UBUNTU

Os alunos dos 2ºs anos da manhã (Profª Renata F. e Deyse)
trabalharam a lenda africana UBUNTU.
Essa lenda nos leva a refletir sobre cooperação e de que como colaborando se consegue a igualdade, harmonia e com a harmonia a felicidade.
A palavra "Ubuntu" traduz uma filosofia de vida que se baseia nos princípios de lealdade, humildade, respeito e valorização a si e ao próximo.

Ubuntu, lenda africana sobre a 
cooperação para as crianças
Um antropólogo visitou um povoado africano. Ele quis conhecer a sua cultura e averiguar quais eram os seus valores fundamentais. Assim que lhe ocorreu uma brincadeira para as crianças. Ele colocou um cesto de frutas perto de uma árvore. E disse o seguinte às crianças:
- A primeira que chegar à árvore ficará com o cesto de frutas.
Mas, quando o homem deu o sinal para que começasse a corrida em direção ao cesto, aconteceu algo inusitado: as crianças deram as mãos umas às outras e começaram a correr juntas. Ao chegarem ao mesmo tempo todas desfrutaram do prêmio. Eles se sentaram e repartiram as frutas.
O antropólogo lhes perguntou por que tinha feito isso, quando somente um poderia ter ficado com todo o cesto. Uma das crianças respondeu:
- "Ubuntu". Como um de nós poderia ficar feliz se o resto estivesse triste?
O homem ficou impressionado pela resposta sensata desse pequeno. Ubuntu é uma antiga palavra africana que na cultura Zulu e Xhosa significa "Sou quem sou porque somos todos nós". É uma filosofia que consiste em acreditar que cooperando se consegue a harmonia, já que se consegue a felicidade de todos.

UBUNTU para nós!

Como estamos trabalhando no projeto coletivo a reflexão e o resgate dos valores, os alunos dessas turmas puderam participar de uma contação de história e realizar uma atividade coletiva onde tiveram a oportunidade de refletir, trocar ideias e vivenciar um momento de cooperação, integração e praticar o que aprenderam.